|
clique na miniatura para ver as imagens
|
Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo
DGFP
Direcção-Geral da Fazenda Pública
SubFundo
DGFP/RP
Repartição do Património
Secção
DGFP/RP/PTO
Porto
SubSecção
DGFP/RP/PTO/VDC
Vila do Conde
Série
DGFP/RP/PTO/VDC/BARTS
Bens Artísticos
Processo
DGFP/RP/PTO/VDC/BARTS/001
Pedido de entrega de bens artísticos feito pela Câmara Municipal de Vila do Conde
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/DGFP/RP/PTO/VDC/BARTS/001
Título
Pedido de entrega de bens artísticos feito pela Câmara Municipal de Vila do Conde
Data produção inicial
1944-02-26
Data produção final
1944-03-08
Dimensão
Cx. 2
Assunto
Pedido de entrega feito pela Câmara Municipal de Vila do Conde de alguns artigos de valor artístico que se encontram no edifício do antigo Convento de Santa Clara, actual reformatório para menores delinquentes, com vista à criação de um Museu municipal, nomeadamente: "um gomil e uma bacia de D. João V que estão arrecadados no cofre, uns espelhos da mesma época que não luzem onde se encontram, um fragmento da sepultura da freira Berengária e uma sepultura cavada num bloco de pedra, neste momento utilizada como recipiente de cal, restos de uma opulência que foi malbaratada e que Vila do Conde viu com indiferença dispersar".Opinião contrária manifestou a direcção do Reformatório e a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais afirmando que as peças foram restauradas e colocadas nos lugares originais pelo que são de parecer contrário à cessão das peças, o que foi decidido pelo Sub-Secretário de Estado das Finanças a 3 de Março de 1944.
Código antigo
Proc. P-32; PT/ACMF/DGFP1/PTO/VDC/BARTS/001
Cópias Digitais ou Digitalizadas
Recurso 169993/0
Arquivo Digital do Ministério das Finanças