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Estrutura Hierárquica do Processo

Fundo
DGFP
Direcção-Geral da Fazenda Pública

SubFundo
DGFP/RP
Repartição do Património

Secção
DGFP/RP/LIS
Lisboa

SubSecção
DGFP/RP/LIS/LIS
Lisboa

Série
DGFP/RP/LIS/LIS/BARTS
Bens Artísticos

Nível
Processo
DGFP/RP/LIS/LIS/BARTS/121
Legados e ofertas ao Museu Nacional de Arte Antiga



Ficha de descrição arquivística

Código de referência
PT/ACMF/DGFP/RP/LIS/LIS/BARTS/121

Título
Legados e ofertas ao Museu Nacional de Arte Antiga

Data produção inicial
1942-07-30

Data produção final
1947-08-06

Dimensão
Cx. 13

Assunto
Legados e ofertas ao Museu Nacional de Arte Antiga, nomeadamente: uma pintura em madeira da primeira metade do século XVI, "Ecce Homo", oferecida por Louis Solvay, de Bruxelas; um saleiro-galheteiro em prata cinzelada do século XVII, oferecido por Jacques Kugel, cidadão suíço residente em Lisboa; uma pintura em tela, da escola portuguesa do século XVIII, "Profissão da princesa Santa Joana", oferecida por Afonso de Sommer, residente em Lisboa; "Retrato de Braz Francisco de Lima", pintura a óleo assinada pelo pintor Domingos António de Sequeira, legada por Olívia de Andrade Lima, de Portalegre; um paliteiro antigo de prata de fabrico português oferecido por Constance Mappin; uma travessa de faiança de pó de pedra com legenda: "Janelas Verdes - F.N." oferecida por Jacques Kugel; um pote da China, dinastia T'Ang de 618-906 d.C., oferecido pelo duque de Palmela; um prato decorado a azul com motivos orientais da antiga Fábrica de Louça da Calçada do Monte, 16, em Lisboa, oferecido por Jacques Kugel; um medalhão Wedgwood "Retrato do médico holandês Boerhaave", oferecido por Silvério Cardoso Pinto de Queiroz; 26 obras sobre arte e arqueologia oferecidas pelo Instituto Francês para a biblioteca do Museu Nacional de Arte Antiga; uma peça decorativa marca V. A., oferecida por Eliezer Kamenezky; uma cadeira de braços entalhada e dourada, com pinturas representando cenas campestres da época de D. Maria I, oferecida pelo Grupo dos Amigos do Museu; uma renda branca tipo de Alençon da época de Luís XVI, oferecida pelo Dr. Franz Halpern; 180 cartões com amostras de franjas e galões antigos oferecidos por João Filipe Silva Nascimento; uma pintura em madeira de castanho da escola de Viseu e do século XVI, assinada Vasco Fernandes, tríptico representando o painel central a Cena da Deposição de Cristo da Cruz e os postigos São Francisco recebendo os estimas e Santo António, oferecida por Sir Francis Cook (Visconde de Monserrate) e outros co-administradores da Colecção Cook, tendo a peça sido entregue pelo director do Victoria and Albert Museum de Londres; uma cadeira de braços com assento e costas de couro lavrado oferecida por Antoine Velges; duas pinturas sobre tela representando retratos de senhoras, da autoria de J. Ferreira Chaves e oferecidas por António José Torres Pereira (as obras embora apreciáveis e não poderem figurar no Museu Nacional de Arte Antiga por se tratar de um artista contemporâneo foram depoistadas no Museu Nacional de Arte Contemporânea); uma valiosa cadeira francesa em nogueira, do século XVIII e uma maquineta de talha dourada, tendo no interior sete apreciáveis miniaturas dos fins do século XVIII e princípios do século XIX, legadas pelo Conde de Monte Real; esboceto do pintor veneziano João Baptista Tiepolo que representa a "Fuga para o Egipto", oferecido por Maria Helena Garcez Ferreira Pinto Basto, obra bastante apreciada pelo director do Museu do Prado, Sanches Cantón e pelo crítico e historiador de arte italiana Giuseppe Fiocco; um exemplar da medalha comemorativa do 1.º Centenário da Escola Naval oferecida pelo ministro da Marinha; uma colcha bordada de origem oriental oferecida por Henrique de Barros Gomes, do Porto; um relógio de algibeira com a caixa enriquecida com esmalte e pedraria adquirido no leilão Barros Gomes do Porto e oferecido pelo Grupo dos Amigos do Museu; 14 obras oferecidas à Bilbioteca do Museu Nacional de Arte Antiga por Joana Jardim Xavier e Júlio Inácio Xavier. Inclui pedido de instruções feito pelo director do Museu Nacional de Arte Antiga sobre se deve receber os legados e ofertas que não têm valor artístico para serem expostos no Museu, mas podem servir para ornamentar serviços do Estado deles carenciados.

Código antigo
Proc. ZBA-31; PT/ACMF/DGFP1/LIS/LIS/BARTS/121

Cópias Digitais ou Digitalizadas  
Recurso 164599/0


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