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Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo
CJBC
Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção
CJBC/VIS
Viseu
SubSecção
CJBC/VIS/NEL
Nelas
Série
CJBC/VIS/NEL/ADMIN
Administração dos Bens Cultuais
Processo
CJBC/VIS/NEL/ADMIN/001
Entrega de bens na freguesia de Senhorim
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/VIS/NEL/ADMIN/001
Título
Entrega de bens na freguesia de Senhorim
Data produção inicial
1920-12-18
Data produção final
1936-07-02
Dimensão
Cx. 126
Assunto
Entrega de bens à corporação encarregada do culto católico, ao abrigo do Decreto n.º 11887, de 6 de Julho de 1926, na freguesia de Senhorim, concelho de Nelas, distrito de Viseu, nomeadamente a igreja paroquial e todas as capelas públicas com todas as suas dependências e objectos de culto, continuando em poder do Estado os quintais de Baixo e de Cima, de acordo com despacho ministerial de 23 de Março de 1931. Por despacho ministerial de 27 de Janeiro de 1932 foram entregues, além dos bens mencionados no despacho anterior, a residência paroquial e quintais anexos. No processo está incluso um auto de entrega lavrado a 15 de Fevereiro de 1932 que identifica detalhadamente os bens entregues, nomeadamente os objectos cultuais existentes na igreja e nas capelas: Capela de Santo António; Capela de São Silvestre, sita no lugar das Carvalhas; Capela de São Domingos sita no lugar de Vila Ruiva; Capela de Nossa Senhora da Saúde e Capela de Nossa Senhora da Saúde sitas em Póvoa de Cima; Capela de São João Baptista sita em São João do Monte; Capela de Santo António, sita na Póvoa de Luzianes, bem como a residência paroquial e quintais anexos sitos no lugar da Igreja de Senhorim. Contém planta-esboço de localização da igreja paroquial, residência do pároco e terrenos anexos.
Código antigo
Proc. 13091, L. 14, Fl. 121
Cópias Digitais ou Digitalizadas
Recurso 151910/0
Arquivo Digital do Ministério das Finanças