|
clique na miniatura para ver as imagens
|
Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo
CJBC
Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção
CJBC/SAN
Santarém
SubSecção
CJBC/SAN/RMA
Rio Maior
Série
CJBC/SAN/RMA/ADMIN
Administração dos Bens Cultuais
Processo
CJBC/SAN/RMA/ADMIN/002
Entrega de bens na freguesia de Alcobertas
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/SAN/RMA/ADMIN/002
Título
Entrega de bens na freguesia de Alcobertas
Data produção inicial
1930-08-16
Data produção final
1939-05-02
Dimensão
Cx. 236
Assunto
Entrega de bens à corporação encarregada do culto católico, ao abrigo do Decreto n.º 11887, de 6 de Julho de 1926, na freguesia de Alcobertas, concelho de Rio Maior, distrito de Santarém, nomeadamente a igreja paroquial de Santa Maria Madalena, casa de arrecadação e capela-gruta com o mesmo nome; a casa de residência paroquial; um cruzeiro de cantaria no cemitério; a Capela de Santo Amaro no lugar dos Sourões e casa anexa de arrecadação com o respectivo adro; a Capela de Santo Inácio, no lugar de Feira; o terreno e as ruínas da Capela de Sant'Ana; o terreno e as ruínas da Capela de São Lourenço; o terreno da antiga Capela de Feira e as respectivas imagens, paramentos e alfaias contidos nesses templos, de acordo com portaria publicada no "Diário do Governo" n.º 78, 2.ª série, de 5 de Abril de 1938 e auto de entrega lavrado a 28 de Abril de 1938. Inclui reclamação do Presidente da Junta de Freguesia de Alcobertas contra a passagem para a posse do Estado de um pequeno trato de terreno com 155 oliveiras que "têm estado inscritas na matriz predial rústica em nome do pároco da freguesia de Alcobertas" provenientes de doações feitas por diversos paroquianos para o sustento dos párocos daquela freguesia. O Ministro da Justiça mandou proceder a um inquérito acerca da posse e propriedade das referidas oliveiras.
Código antigo
Proc. 14573, L. 14, Fl. 417
Cópias Digitais ou Digitalizadas
Recurso 148315/0
Arquivo Digital do Ministério das Finanças